Brasil

Titulo

Primatas humanos e não-humanos nos Trópicos Sul-Americanos

País

Brasil

Place

Area Indígena Trincheira-Bacajá

Missão em andamento

Desde 2018

Resumo

A pesquisa intende investigaras diferentes relações entra primatas humanos e não-humanos nos trópicos Sul-americanos, focando em como essas são vivenciadas entre povos indígenas e primatologos. A pesquisa será realizada usando uma abordagem interdisciplinar e integrada entre antropologia e primatologia.

Os resultados permitirão de discutir tópicos quais as relações humanos-animais, a etnografia multiespecífica e a conservação dos primatas.

Descrição detalhada

O projeto foca as associações humanos-animais, com atenção especial aquelas entre primatas humanos e não-humanos, estudando o controverso debate entre entre saberes “indígenas” e “científicos”.

Empiricamente, essa focará dois estudos de caso: os primatologos trabalhando com os Cebus spp. e o povo indígena Mebengokré da Área Indígena Trincheira-Bacajá.

Ambos esses grupos apresentam processos específicos de socialização dos primatas e especialmente dos macacos pregos.

Os primatologos realizando pesquisas com estes primatas evidenciam sua aprendizagem social, o desenvolvimento de novas habilidades, o uso de objetos e seus conhecimentos abstratos. Na literatura especializada eles apresentam uma imagem desses primatas enquanto mergulhados em um ambiente social, cognitivo e relacional parecido com o dos humanos. Ademais estes primatologos produzem especificas formas de relações pragmáticas e cognitivas com os primatas não-humanos. Essas relações fazem dos Cebus spp. tanto objetos quanto sujeitos das práticas de pesquisa cientifica.

Os Mebengokré são um povo indígena da família linguística Jé. Eles produzem múltiplas relações com os Cebus spp. Estas snao vivenciadas na vida cotidiana, compartilhando espaços domésticos e a floresta. Ademais eles são presentes nos processos cognitivos, como por exemplo nas narrações míticas, em mascaras rituais e outra praticas de conhecimento. Em ambos os casos os primatas não-humanos, e especialmente os Cebus spp. ocupam uma posição preeminente na definição das experiências pragmáticas, simbólicas e cognitivas das relações entre humanos e animais.

Nessa direção, a investigaçãoo etnográfica produzirá dados originais para contribuir ao debate atual sobre as relações entre humanos e animais, tanto na antropologia como na primatologia: desenvolverá um efetivo dialogo interdisciplinar, com o engajamento de pesquisadores de ambas as disciplinas; e finalmente contribuirá para o desenvolvimento de eficientes estratégias de conservação desses primatas, tendo como ponto de partida o dialogo entre os saberes indígenas e científicos, assim como considerando as dimensões culturais locais e o reconhecimento d agentividade dos primatas não-humanos.