ita2 esp por2 eng2 fra2

facebook twitter linkedn youtube

               

SÓCIOS ADERENTES

São SÓCIOS ADERENTES pessoas que contribuem com uma quota especial voluntária (a partir de um valor mínimo estabelecido anualmente).

Nesta página estão algumas notas bibliográficas dos nossos SÓCIOS ADERENTES do ano de 2015. Estes sócios apoiam o nosso Centro de Estudos não só financeiramente, mas também com doações, atividades e apoios de vário tipo.

barra

ALQUEMIA ITALIANA SA DE CV

Empresa italiana que se dedica à importação, promoção e distribuição de vinhos italianos no México, desde 2003. As adegas representadas são Spumanti Valdo, Ornella Molon, Vigna Traverso, Castello di Gabiano, Cellaro, Il Borro, Castiglion del Bosco, Trecciano, e Camporeale. Esta firma esteve sempre disponível para apoiar iniciativas com fins sociais.

barra

GIANLUCA BROCCAGIANLUCA BROCCA

Gianluca Brocca nasceu em Veneza e mudou-se para o México em 2002. É um pequeno empresário que se tem dedicado também às causas sociais, procurando ajudar tanto a comunidade italiana quanto a mexicana. Foi conselheiro da Câmara de Comércio Italiana no México, e vice-presidente da Associazione Italiana di Assistenza, Cavaleiro da ordem Stella d’ Italia, e atualmente tem o cargo de presidente do COM.IT.ES, instituição do governo italiano que tem a função de representar a comunidade italiana residente no México, através da embaixada e do consulado.

 

Senza titolo-2

CENTRO STUDI AMERICANISTICI “CIRCOLO AMERINDIANO” DI SALERNO

O “Circolo Amerindiano” de Salerno nasceu a 19 de novembro de 2005, como sede em Salerno do “Circolo Ameridiano”, coordenada por Rosa Maria Grillo. Desde 2009 tornou-se autónoma com o nome de: “Centro Studi Americanistici Circolo Amerindiano di Salerno”. A sede de Salerno, em estreita colaboração com a cátedra de Língua e Literaturas hispano-americanas e as Faculdades de Línguas e Literaturas da Universidade local, propõe-se ser um polo prevalentemente literário no contexto da já consolidada interdisciplinaridade do C.S.A.C.A., mas naturalmente os temas escolhidos, seja para os dias de encerramento dos Congressos anuais, seja para seminários e conferências a realizar na sede, são sempre escolhidos em função de possíveis leituras que, partindo de textos literários, ilustrem ou debatam temáticas e problemáticas mais amplas, sócio-antropológicas e histórico-políticas. Desde 2002, Rosa Maria Grillo coordena o sub-projeto nº 7 (Presenza della tradizione indigena della zona istmica mesoamericana nella letteratura del ‘900) do Projeto de Pesquisa Ruta de la Obsidiana, e desde o início que a sede de Salerno é o seu centro propulsor.

 

ADALBERTO CORTESI

ADALBERTO CORTESI

Adalberto Cortesi, cidadão italiano, residente no México. Nasceu em Milão a 1 de fevereiro de 1930. É, desde 1952, dirigente do Gruppo Techint. De 1952 a 1959, representante do Gruppo Techint nos países do Médio Oriente. De 1959 a 1963, representante do Banco Mundial (IBRD) junto do Governo Haitiano. Está desde 1963 no México, e fundou o Gruppo Techint do México. Atualmente vice-presidente de Tenaris-Tamsa. Grande Oficial da República Italiana e Croix d’Honneur de la Ligue Universelle du Bien Public.

 

DONATO DI SANTODONATO DI SANTO

Donato Di Santo, nascido a 1958, há mais de trinta anos que se ocupa de relações políticas com todos os países da América Latina. Foi o último responsável pelas relações com a América Latina do Partido Comunista Italiano (PCI), e depois teve a mesma função no Partido Democrático da Esquerda (PDS) e nos Democráticos de Esquerda (DS). De 2006 a 2008 foi sub-secretário de estado nos assuntos exteriores para a área latino-americana, no segundo governo Prodi, com o Ministro dos Assuntos Exteriores D’Alema. Em 1994, com Giancarlo Summa, publica o livro Rivoluzione addio. Il futuro della nuova sinistra latinoamericana (“Adeus revolução. O futuro da nova esquerda latino-americana”).  Conhece todos os países da América Latina e grande parte dos da Caraíbas, e tem contatos constantes com dezenas de expoentes políticos, institucionais e sociais da área. Desde 2008, tendo abandonado a política ativa, é coordenador, para o Ministério dos Assuntos Exteriores (MAE), e para o Instituto Ítalo-Latino-Americano (IILA), das Conferências Itália-América Latina, função que desempenha a título totalmente voluntário e gratuito. É ainda responsável editorial do noticiário online Almanacco latinoamericano: para receber este almanaque, gratuitamente, basta se registrar em www.it-al.org na página Almanacco. Tem o seu próprio sítio ( www.donatodisanto.com ). Profissionalmente é consultor, e colabora com a IT-AL srl.

 

CARLO MEARILLISenza titolo-5

Formado em Ciências Políticas com uma tese sobre a Santa Sé e o Terceiro Reich, é atualmente Funcionário do Ufficio Storico del Dipartimento della P. di S., vice-presidente do Centro Studi Americanistici – Circolo Amerindiano di Salerno, onde coordena o Cineforum – debate mensal dedicado ao cinema latino-americano, com particular atenção à relação entre cinema e direitos humanos, e a página web do Circolo. Participou como conferencista em seis edições do Congresso  Internacional de Americanística em Salerno e outras tantas como “público”, no que anualmente tem lugar em Perugia. Participou também como conferencista na 11a edição do Congresso AEELH em Granada. Todas as comunicações apresentadas foram depois inseridas nas Atas dos relativos Congressos. É sócio da AISI.

barra

aleALESSANDRO PALAZZETTI

Alessandro Palazzetti nasceu em Spoleto a 23 de janeiro de 1980. Formou-se em engenharia pela Università Degli Studi di Perugia em 2007. Desde sempre atraído pelas artes gráficas e visuais, cultiva a sua paixão pelo desenho ingressando na Scuola Internazionale dei Comics di Firenze, onde consegue o diploma do curso de “quadrinhos” em 2011. As suas atividades laborais vão desde o mundo da engenharia e do desenho técnico ao das artes gráficas, passando também pela formação. Realiza projetos gráficos e publicitários para as marcas Grifo Latte, EuroChocolate, Pepsi Cola, colabora, entre 2009 e 2012, com o Esaprogetti (Perugia) e é um dos projetistas do “Parco del Sorriso” – prêmio “La Città per il Verde” 2012 – através da “Daniele Chianelli” que recebe os pacientes do Hospital de Santa Maria da Misericórdia de Perugia. Atualmente, é docente de informática, gráfica e web design, para numerosas entidades de formação, como Centro Studi Città di Foligno, Ecipa Umbria, Consorzio Futuro, Confindustria, Confartigianato. Desde 2013 gere a página oficial do CSACA e o grafismo dos Congressos.

barra

FELICE SCAUSOFELICE SCAUSO

Nasce em Roma a 7 de novembro de 1942. Em 1966 forma-se em Ciências Políticas pela Universidade de Roma “La Sapienza”. Em 1967, por concurso, passa a fazer parte da Carreira Diplomática do Ministério dos Assuntos Exteriores, onde presta serviço até que se aposenta em 2009. No curso de sua longa carreira, desempenhou vários cargos em Roma e no estrangeiro. No Ministério, trabalhou nas direções gerais dos Assuntos Políticos, da Emigração e do Pessoal, tendo sido vice-diretor geral da direção das Américas de 2002 a 2005. No estrangeiro prestou serviço nas sedes de Genebra (Representação Permanente junto das Nações Unidas), Lima, Pequim, Capodistria (responsável pelo Consulado Geral) e Paris (Representação Permanente junto da OCSE). Na qualidade de Embaixador, representou o nosso país na Colômbia de 1998 a 2002 e no México de 2005 a 2009. De 2010 a 2014 colaborou com o Instituto Ítalo-Latino-Americano (IILA).

barra

PAOLA SESIA

PAOLA MARÍA SESIA

A doutora Paola María Sesia é formada em História, com especialização (Mestrado), em Saúde Pública e Doutorado em Antropologia Sócio-Cultural, com os estudos centrados na antropologia médica. É professora pesquisadora titular do CIESAS-Pacífico Sul, onde começou a trabalhar em 1990. As suas áreas de estudo atuais contemplam problemáticas sociais e de saúde pública relacionadas com a saúde materna, saúde reprodutiva e saúde infantil; segurança alimentar e nutrição; política social e políticas públicas de saúde; equidade social e de género e desigualdade social e temas de direito na política pública; direitos da infância; com particular incidência nas regiões e populações indígenas, ou outros grupos sociais em condições de vulnerabilidade. É autora, co-autora e coordenadora de sete livros e mais de trinta artigos e capítulos de livros. Participou e coordenou mais de uma dezena de projetos de pesquisa com financiamento externo e assistiu ou orientou cerca de vinte teses de licenciatura, mestrado e doutorado. Foi por duas vezes diretora regional da Unidade Pacífico Sul do CIESAS e coordenadora do  Comité Promotor por uma Maternidade Segura em Oaxaca, e atualmente é membro do Conselho Diretivo do Comité Promotor por uma Maternidade Segura-México. Colaborou com a UNICEF na construção de um programa a favor dos direitos da infância. É membro do Sistema Nacional de Investigadores.