ita2esp por2 eng2 fra2

facebook twitter linkedn youtube

               

Jornadas de Americanística

Colóquio sobre quatro temas relevantes da americanística atual

Informamos que o prazo para inscrição para as Jornadas de Americanística foi prorrogado para o dia 25 de setembro 2018.

Convocação

Instituto de Investigaciones de la Universidad Nacional Autónoma de México, o Departamento de Relaciones Sociales de la Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Xochimilco, e a sede em México do Centro Studi Americanistici “Circolo Amerindiano”, convocam os acadêmicos interessados para participar às Jornadas de AmericanísticaColoquio sobre quatro temas relevantes da americanística atual, que ocorrerá de segunda-feira 26 à sesta-feira 30 de novembro de 2018 no Auditorio del Instituto de Investigaciones Antropológicas na Cidade Universitária da Universidad Nacional Autónoma de México.

I temi proposti sono:

  1. As diversas formas da violência física, institucional e cultural, coordenado pelo Dr. Mario Ortega Olivares(ortegaoli@gmail.com)
  2. Viajantes, migrantes, desalojados e repatriados, coordenado pela Dr.ª Guadalupe Díaz Tepepa (gpediaz@prodigy.net.mx) e pela Dr.ª Beatríz Calvo Pontón (beatrizcalvo_mx@yahoo.com)
  3. Estudo científico do patrimônio cultural, coordenado pelo Dr. Luis Alberto Barba Pigarrón (lubarba@me.com)
  4. Diversidade, interculturalidade e ritualidade na alimentação,coordenado pelo Dr. Luis Alberto Vargas Guadarrama(vargas.luisalberto@gmail.com) e pela Dr.ª Sarah Bak-Geller (bakgeller@gmail.com)
  5. Sessão não temática (convegno@amerindiano.org)

As apresentações – de 20 minutos cada uma – serão realizadas oralmente. No final de cada série de 4 apresentações serão destinados 30 minutos para o debate e comentários relativos.

A finalidade das apresentações é a de expor a experiência dos acadêmicos em cada um dos argumentos, na intenção de propor conclusões claras e promover o debate no argumento tratado. A experiência dos Congressos em Perugia mostra como este tipo de apresentações promove a formação de grupos de trabalho com interesses comuns.

As apresentações deverão ser apresentadas por escrito no dia da inaugurção, pois serão submetidos a um comitê que as avaliará para a publicação eletrônica. Os autores das apresentaões aceitas terão um mês para adicionar as anotações que consideram pertinentes em relação aos comentários sugeridos pelos avaliadores, e também poderão incluir aqueles que receberão durante o debate e pelos referees.

Para inscrever-se ao Colóquio, se faz necessário preencher o formulário presente com os dados indicados, juntamente a um resumo escrito até 800 caracteres, espaços incluídos. Além do título, é necessário indicar o nome do autor ou dos autores, instituição, contato e-mail. O prazo para o envio das propostas é até sexta-feira 25 de setembro 2018. Os candidatos serão informados sobre a eventual aceitação até sexta-feira 28 de setembro. Na segunda-feira 15 de outubro será enviado o programa provisório, e poderão ser enviadas anotações até sexta-feira 19 de outubro, com a finalidade de divulgar o programa definitivo na segunda-feita 21 de outubro.

O pagamento da inscrição deve ser realizado até segunda-feira 05 de outubro, por um valor de 150 euro para os que não são sócios, e de 75 euro para os membros do Centro Studi Americanistici “Circolo Amerindiano” ou acadêmicos do Instituto de Investigaciones Antropológicas de la Universidad Nacional Autónoma de México y da Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Xochimilco, e para os possíveis co-autores através o envio na conta paypalconvegno@amerindiano.org.


Jornadas de americanística




Infelizmente, não é possível oferecer algum tipo de auxílio econômico para a inscrição, a viagem e a permanência no México. Todavia, logo enviaremos uma lista de hotéis de fácil acesso á Cidade Universitária por meio de metrobus ou metrô. Será criada um acordo para que o almoço tenha um preço acessível e possa ser feito tanto na cafetería do mesmo Instituto, quanto no restaurante do Museo Universum.

Doutor Luis Alberto Vargas Guadarrama

Coordenador do

Comitê Organizador